Diferença entre alta-costura e prêt-à-porter
Duas vertentes da moda, surgidas na frança fazem parte até hoje do vocabulário do mundo fashion: alta-costura e prêt-à-porter. A diferença entre os dois termos está na exclusividade.
Quando os estilistas falam em alta-costura, referem-se a peças exclusivas, produzidas em escala artesanal. Todas elas tem a característica de, além de únicas, terem preços elevados.
O termo foi utilizado pela primeira vez no século 19 para definir o trabalho realizado no primeiro desfile de moda que utilizou modelos em vez de cabides.
Hoje, a alta-costura tem proteção jurídicas, e só podem ser usadas por empresas que atendam padrões específicos.
Os grandes nomes da moda, como Chanel, Christian Lacroix, Christian Dior e Jean-Paul Gaultier também produzem este tipo de peça exclusiva.
O prêt-à-porter, é a própria tradução literal: pronto para vestir. O termo surgiu em meados do século 2o para conquistar um público mais amplo e dar fôlego à produção industrial da moda, que não parava de crescer.
Na França, as Galeries Lafayette, o Printemps e o Prisunic foram os primeiros garndes centros de compras a experimentar a idéia do prêt-à-porter.
Mais democrática, as peças são feitas em série e para todos os estilos, mas buscam na criatividade e na variedade de tecidos o diferencial.
foto 1:Alta-Costura foto 2:Prêt-à-Porter
Além disso, hoje em dia, até mesmo os conceituados estilistas da moda aderem ao termo, criando roupas cada vez mais bonitas e quase exclusivas para agradar ao público.
Bom, espero que tenham gostado de verdade, até porque a diferença entre alta-costura e prêt-à-porter ainda confunde algumas pessoas! Acho que fui clara e objetiva, qualquer dúvida, deixe seu comentário!!!
Beijocas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário